Bem vindo!

Gosta de novidades na tecnologia?
Este é o lugar certo! O tema deste blog descreve uma das mais interessantes áreas da mesma, através de fontes confiáveis e de fácil compreensão. Curiosidades, notícias, novidades e muito mais, você encontra aqui.

domingo, 18 de outubro de 2009

São Carlos-SP inaugura laboratório de nanotecnologia

Com pesquisas iniciadas há dois anos e um investimento de R$ 10 milhões, foi inaugurado ontem, em São Carlos (SP), o Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA).

É o único laboratório do mundo voltado para uma área em que somos fortes e temos a oportunidade de contribuir com o Brasil, agregando essa nova tecnologia, disse Luiz Henrique Mattoso, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Instrumentação Agropecuária, em cujo terreno o prédio foi construído.

Desde 2006, Mattoso coordena a Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, que envolve 90 pesquisadores de 32 instituições - 17 unidades da Embrapa e 15 instituições acadêmicas.

Os pesquisadores da rede trabalham para melhorar o desempenho, a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro, explicou.

A meta é usar a nanotecnologia, a ciência que permite a manipulação de matéria em escala atômica, molécula por molécula, para aplicação desde o plantio, controlando o uso de insumos agrícolas, pesticidas e fertilizantes.

Poderão ser aplicados no solo insumos em menor quantidade, durando mais tempo, algo que chamamos de liberação controlada no solo, destacou Mattoso.

Com nanoestruturas de hidrogéis, o agricultor poderá diminuir em 80% o volume de insumos e evitar danos ambientais ou a contaminação do lençol freático, além de economizar na produção.

O LNNA já faz pesquisa com polímeros (plásticos) biodegradáveis obtidos de fontes renováveis, que poderão ser usados em embalagens de vários tipos, diminuindo o consumo de plásticos sintéticos.


Fonte: O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aki :)